Referências externas
É isso aí, quem terminou o livro e leu a minha mensagem final sabe que na história existem muitas referências nerds que eu não podia deixar de colocar. Nessa página você verá as referências de cada capítulo, apenas daquilo que menciona algo fora da história, porque também existem muitas referências de pontos que se conectam, que essas vou deixar para os leitores encontrarem. Para evitar processos ou coisas do tipo, eu resolvi mudar os nomes de marcas, empresas, bandas, etc. que são reais, e aqui vocês também saberão o significado de cada um.
â
Obs.: Eu recomendo que você já tenha lido tudo para não esbarrar em algum spoiler, ou já saber a referência de algo que você ainda não leu. Não vou exatamente dizer qual parte, apenas os capítulos para não entregar o contexto. Essa página é mais para aqueles que desejam descobrir a fundo os easter eggs escondidos no meio da história.
â
Desça a página para ver as referências de cada capítulo ou então clique em algum capítulo específico abaixo.
A origem de Nico
A ideia do personagem era exatamente essa, um adolescente de ensino médio, nerd e tímido, mas com muita determinação. É claro que a personalidade dele é muito inspirada em mim mesmo, de uma maneira um pouco exagerada.
O nome veio com a vontade de mostrar realmente o lado "nerd", e o que é mais nerd do que ciência? Por isso procurei algum nome importante desse meio, e decidi homenagear Nikola Tesla, um importante inventor.
Além dele, o nome também se encaixa em Niko Bellic, protagonista do jogo GTA IV, uma das minhas franquias favoritas (vocês verão logo).
E ainda tem o nome do sucessor do game Ico (sobre um menino que encontra uma garota e juntos andam por um lugar perigoso, olha só), que seria Nico, (pois em japonês "Ni" significa dois, e "Ichi" um) mas depois foi alterado para Shadow of the Colossus, que também é um dos meus jogos favoritos, com uma referência lá para o final. E é isso!
A origem de Bia
A personagem de Bia já era um modelo que eu tinha idealizado a bastante tempo: uma garota pálida, bonita, pequena, muito séria, e "gótica". De vez em quando me deparo com alguém e logo me vem na mente "olha, ela poderia ser a Bia". Também conheci algumas garotas que deram inspiração para a personagem. O nome dela simplesmente é um nome que eu gosto, não se refere a ninguém específico, eu até cheguei a usar em outra produção de algum tempo atrás que vocês verão mais abaixo.
Além disso, outras referências para ela são personagens como: a Chloe de Life is Strange, a Enid de The Walking Dead, e Ellie de The Last of Us (essa é clássica), a Max de Stranger Things (mais no começo, antes de ela virar amiga dos outros), e alguns outros personagens que estão na imagem de referências na página do rosto de Bia.
Capítulo 1
"Super Car Thief": Como já mencionado na página de curiosidades, é uma versão fictícia do jogo Grand Theft Auto, ou GTA para os íntimos. Mas na minha imaginação a cena inicial se refere mais especificamente ao San Andreas, e na parte da ponte com carros abaixo e o hospital, eu sempre visualizo aquela região de Los Santos perto do estádio. Quem jogou, sabe.
Capítulo 2
"O Presidente Júnior Bezerra", essa foi uma enorme coencidência, já que essa parte eu escrevi ainda por volta de 2014, quando o Brasil ainda era governado pela Dilma. Escolhi um nome totalmente aleatório, assim como o de outros políticos, e depois quando percebi que as iniciais são as mesmas de Jair Bolsonaro, optei por deixar assim mesmo, mas no começo não foi de propósito.
â
P.S.: Não apoio ele de maneira alguma.
É óbvio que a referência principal da história são os protestos de 2013, mas é preciso diferenciar a realidade da ficção, pois os acontecimentos do livro evoluíram de uma maneira desproporcional à realidade, que não deve ser comparada com o que aconteceu no mundo real. Tudo o que está ali faz parte de uma realidade alternativa.
"ChitChat": Sim, é o Facebook.
"André Almeida": Por volta de 2013 eu fazia uma série pro Youtube usando o Garry's Mod, chamada As Aparências Enganam. Esse era o nome do protagonista, que tinha uma irmã chamada... Bia. Ela não tem nenhuma relação com a nossa querida gótica do livro, mas pelo jeito eu realmente gosto bastante desse nome. Clique aqui para conferir a série.
"The Dead Roamer":
Para mais um easter egg interessante, eu realmente criei um perfil da Bia, da mesma maneria que Nico encontra. Como fiz ainda no início, as fotos são da época e eu devo ter esquecido a senha pra colocar alguma coisa depois. O perfil fica nesse link.
Para saber o significado desse nome bizarro, confira as referências do capítulo 20.
Capítulo 3
"LS": O personagem de Cabeção é claramente inspirado no CJ de GTA San Andreas, e as iniciais de Leonardo Silva também funcionam para Los Santos, a cidade principal do jogo.
Capítulo 5
"War Battles": Battlefield
Capítulo 6
O discurso de Vinnie se aproxima muito das letras do Legião Urbana. Mas "o futuro da nação" é uma frase bem conhecida, presente até em duas músicas.
Capítulo 8
A cena em que Bia olha a paisagem pela janela do ônibus é a representação da primeira capa do livro, que ainda se chamava "Fatos Fatais".
Essa não chega a ser uma referência externa, mas é uma curiosidade interessante.
Capítulo 9
"Você não vai colocar isso na boca, né?"
No começo do jogo Resident Evil 1, ao jogar com a personagem Jill Valentine, ela e outro personagem chamado Barry se dividem em uma mansão abandonada para procurar um membro da equipe desaparecido. Ao encontrar Barry em uma das salas da mansão, ele investiga uma poça de sangue, e chega a tocar e colocar no rosto, talvez para sentir o cheiro, mas parece que ele está lambendo o sangue. Talvez ele não tenha feito isso, mas essa é a impressão, que chega a ser engraçado.
Capítulo 13
"Digam olá para o meu amiguinho!"
Scarface é um filme de 1983, estrelado por Al Pacino, sobre a ascensão de um traficante cubano em Miami. A frase clássica é dita por ele enquanto vários inimigos invadem sua mansão.
"Say hello to my little friend!"
Desculpa galera, mas o original é bem melhor:
Capítulo 17
"Até que enfim você acordou".
Antes era "Até que enfim, eu pensei que você não ia acordar mais", mas eu não podia deixar essa de fora.
The Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo lançado em 2011, que após ser relançado várias vezes para diversas plataformas diferentes, o seu início acabou se tornando um meme pela repetição da primeira fala do jogo. O seu personagem acorda em uma carruagem, sendo levando para ser executado junto de outros prisioneiros, e um deles diz essa frase ao perceber que você recuperou a consciência.
"Hey you, you're finnaly awake." (Ei você, você finalmente acordou.) (0:50 do vídeo)
"E o que você vai fazer, herói? Vai soltar laser pelos olhos e cortar as cordas depois sair voando me segurando no colo?"
â
Caim e Abel é uma história bíblica de um irmão que mata o outro.
Capítulo 19
Tarzan é um clássico em que um bebê é largado na floresta e criado no meio de macacos.
Enquanto pesquisava mais sobre métodos de sobrevivência para colocar na história, acabei encontrando um canal do Youtube muito legal chamado Sobrevivencialismo, que desde quando eu assistia ao começar o livro em 2014 até hoje cresceu muito, e melhorou bastante a qualidade de seu conteúdo. Já faz algum tempo que não assisto o canal, mas foi essencial para dar mais realismo à história. Duas partes são inspiradas em alguns vídeos, a primeira é quando Nico tenta fazer uma fogueira, e depois quando abre uma lata de milho sem usar um abridor. A primeira é mais comum, mas a lata foi totalmente inspirada nesse vídeo do Júlio Lobo. Lembro até que ele respondeu um comentário que eu fiz sobre o livro enquanto ainda estava desenvolvendo a história alguns anos atrás. Se estiver lendo isso, um abraço Júlio e equipe do canal!
Capítulo 20
"Learn to Walk do Goo Shooters" - Learn to Fly do Foo Fighters.
Engraçado que eles também possuem uma musica chamada Walk (andar) e outra chamada Run (correr), essa é "Aprender a Voar". Só falta alguma que ensine a nadar ou mergulhar!
Bia tira o "rockzinho meloso" de Nico para ouvir algo brutal. Na época que escrevia essa parte não sabia exatamente qual música, apenas alguma qualquer de black metal, que é o que ela gosta. Mas conheci uma que representa exatemente esse momento:
Astaroth Hellhammer Necrogrinder: Bia explica o significado de seu nome bizarro na rede social. Mas esses nomes também possuem outro significado no mundo real.
Astaroth é o nome de um demônio, Hellhammer é uma banda de black metal e Necrogrinder é outra banda de metal extremo. (tr00 satânicas 666)
Alguns podem achar que Bia é satanista ou coisa do tipo, até porque nas versões anteriores ela usava uma cruz invertida no pescoço que até aparece na primeira capa no capítulo 8. Mas isso não é verdade, quem conhece a história sabe o motivo de ela gostar desse tipo de música.
Capítulo 22
Dexter: Além de um gato, é uma série muito boa que terminei de assistir. A trama é de um detetive forense especialista em sangue, que ao mesmo tempo é um psicopata serial killer de pessoas que cometem crimes e saem impunes. O final pra mim foi um pouco fraco, mas vale a pena ver!
Curiosidade: é dessa série de onde saiu o meme "surprise motherfucker!" de uma cena do último episódio da primeira temporada. Na última temporada também existe um episódio com esse mesmo título.
O patinho feio é uma história de uma pato filhote que sofria bullying por ser estranho e diferente dos outros, até crescer e descobrir que na verdade era um cisne, e sua beleza deixa aqueles que zoavam ele morrendo de inveja.
"Meu pai me trouxe algumas vezes pra um parque que tinha aqui perto, mas o parque fechou. Era bem legal". Esse parque era a Terra Encantada, que eu realmente fui umas duas ou três vezes lá, a muitos anos atrás. Depois de alguns acidentes e falta de manutenção, o parque foi fechado e abandonado. Era quase uma miniatura da Disney no Rio de Janeiro.
Olha eu lá. Saudades.
A farmácia: uma referência de uma ótima cena das primeiras temporadas de The Walking Dead (apesar que o resultado no livro foi um tanto quanto diferente).
Novamente, eu prefiro o áudio original
(desculpa dubladores KKKKKKKKK)
A "loja de departamentos que parece um pequeno supermercado". Eu também queria um PS4 na época do lançamento, você não está sozinho, Nico.
"Guitar Gods": Guitar Hero. O 3 foi um dos melhores games que joguei no Playstation 2, e que também ajudou a influenciar no meu gosto musical.
A "fraude das máquinas de garra" realmente existe. É uma maneira fácil de faturar, realmente um caça-níquel. Confira uma matéria sobre isso clicando aqui.
O divertido jogo de piratas é o Deadstorm Pirates, dá pra encontrar na maioria desses parques de shopping (eu acho).
Capítulo 25
Dessa vez abordando um tema mais sério. Cutting é o termo usado para um tipo de automutilação, geralmente causado por transtornos psicológicos como a depressão. É uma maneira de tentar transferir a dor psicológica para a dor física, causando cortes no próprio corpo. Uma das minhas inspirações para a Bia tinha isso, e eu me sentia muito mal por ela. Se você conhece alguém que se corta, converse com essa pessoa. Nem sempre é "pra chamar atenção", como algumas pessoas dizem.
E eu também eu não recomendo assistir "13 Reasons Why" caso passe por isso, essa série mostra uma representação muito realista de suicídio que pode incentivar pessoas passando por fases ruins.
Capítulo 28
"Tu achou mesmo que ia me enganar? Achou errado, otário."
Choque de Cultura é um programa da internet onde quatro personagens que são motoristas de van comentam sobre filmes e séries, com referências da cultura brasileira. Falo com tranquilidade. Apesar de ser algo recente, achei engraçado colocar essa frase para quebrar um pouco o clima pesado.
â
"Entrou no lugar errado, parceiro".
Cena icônica do GTA San Andreas. Na primeira missão do jogo, CJ entra na casa de sua mãe falecida, onde seu amigo de infância Big Smoke o encontra de surpresa. "Você invadiu a casa errada, otário!" (0:40)
Tiro de misericórdia: Uma das melhores cenas de uma das melhores séries de todos os tempos.
(1:25)
"Faça o que você tem que fazer". Ainda na mesma sequência, outra referência de Breaking Bad. Como é um grande spoiler, tanto do livro quanto da série, vou deixa apenas o link do vídeo. ATENÇÃO: GRANDE SPOILER DE BREAKING BAD, SE VOCÊ NÃO VIU, NÃO CLIQUE! NÃO PERCA ESSA EXPERIÊNCIA, É UMA DAS MELHORES SÉRIES QUE EXISTE NESSE PLANETA!
Capítulo 29
Kindle!
Talvez mais uma referência a Skyrim, ou outros jogos com sistema de stealth (onde você não pode ser visto). Geralmente essa mecânica é bem exagerada, onde os inimigos não conseguem ver o jogador que está a poucos metros de distância. Quando estão prestes a descobrir e o jogador se esconde novamente, há sempre uma frase como "deve ter sido o vento", "foi só a minha imaginação", ou nesse caso... "Ratos".
O parasita líder do grupo tem uma personalidade que lembra o vilão Vaas do jogo Far Cry 3, até mesmo em uma cena parecida. (aos 1:43. Spoiler do jogo)
Capítulo 30
"Eu tenho um mau pressentimento sobre isso", frase icônica de Star Wars, presente em quase todos os filmes. "I have a bad feeling about this".
Merthiolate: antigamente ardia! Apesar de o que ele passa é um outro tipo de antisséptico.
Capítulo 31
"Cinco estrelas", Nico motorista de Uber!
"Ela inclina a cabeça para o vidro, observando a paisagem, com Nicolas a seu lado esquerdo, segurando o volante, distraído." Essa é uma referência muito especial, a um jogo emocionante e de grande influência no livro. Estou falando é claro de The Last of Us. Caso você ouça a playlist de músicas que combinam com a história irá perceber que há algumas músicas que fazem parte da trilha sonora do jogo, e que dão uma emoção que combina muito com o enredo do livro. Outro filme que tem uma cena parecida é Logan, sobre a vida do Wolverine depois dos X-Men.
"Dá até água na boca". Eu quase mudei para "chega a manteiga derrete", mas acho que iria ficar muito forçado.
Capítulo 32
"A zueira" era um estilo de memes que hoje não se usa mais, geralmente com algumas piadas ou brincadeiras zoando alguma coisa ou alguém, com a frese "a zuera não tem limites" ou "the zuera never ends". Também tem esse vídeo hilário desse indivíduo bem conhecido.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Frase bem conhecida do clássico livro O Pequeno Príncipe.
"Flatfaces": o querido Minecraft, e youtubers que fazem vídeo jogando.
Essa não chega a ser exatamente uma referência, mas quando Nico pisa em terra firme me fez lembrar da cena de Rick and Morty onde Rick cria um chão totalmente nivelado que deixa Morty abismado e sem vontade de voltar para a realidade.
Capítulo 33
"Algém diz pra eles copiaram, mas sem fazer igual?"
Capítulo 34
"Os oito parasitas":
O topo do prédio: uma referência especial a um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, Shadow of the Colossus. Caso nunca tenha jogado, não perca essa experiência incrível. Mas se não se importar com spoilers ou já conhecer, confira a cena clicando aqui. (É uma parte importante do jogo, não veja à toa!)
Capítulo 35
"Cê escolheu o lugar errado, otário", Big Smoke mais uma vez, por que não? Confira no capítulo 28
"Sob a mira", apesar de não ter muito sentido, essa frase me lembra de uma música do Matanza (muito boa por sinal)
Muito bem galera, essa foram todas, ou pelo menos a maioria das referências presentes no livro. É bastante coisa, não? Encontrou algo que não sabia? Comente e divulgue, e agora procure pelas referências dentro da própria história, eu tenho certeza que existem muitas. Até mais!