Lançamento: Irreal (e álbum novo a caminho!)
- Juan Oliveira
- 18 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de abr.
(faz uns 3 anos que não publicava nada nesse site, e ao voltar agora percebi que o armazenamento é de apenas 500 MB, o que eu tenho quase certeza de que era mais antes, porque eu tinha usado 2.2 GB, e por algun$ motivo$ de$conhecido$ decidiram diminuir, e agora não tem mais espaço para adicionar imagens aqui. Não vou apagar minhas coisas nem pagar nada pra aumentar, o jeito é ficar sem poder adicionar as capas mesmo, confiram no meu instagram para ver)
Irreal
E hoje vamos conhecer o primeiro single do novo álbum, que terá cerca de 10 faixas, e pretendo lançar ainda em 2025 (eu queria chamar de EP, mas o Chat GPT disse que se passar de 6 músicas ou 30 minutos já dá pra chamar de álbum). Ano passado eu até tinha lançado a faixa "Por um Dia", mas decidi privar para fazer alguns ajustes no clipe e na mixagem, para relançar mais tarde.
O título e capa do álbum novo vou deixar como mistério nesse post, mas quem assistir ao vídeo vai saber. Clique aqui para abrir o link no Youtube ou confira abaixo:
Sobre a música e o vídeo
Muito bem, agora vamos para a história dessa música. O refrão já estava guardado a algum tempo, assim como o nome dela, mas o resto da letra e melodia foi sendo montado recentemente, após algumas experiências de vida, que o que eu creio ser o melhor combustível para a arte.
Para conferir a letra, basta clicar aqui ou ir na página de letras.
Não tinha a menor ideia de como seria o ritmo, mas fui criando umas batidas e acabou ficando algo meio "música de elevador", não sei exatamente dizer que gênero é esse. As guitarras e violão são duas gravações separadas, uma de cada lado, buscando trazer uma sensação agradável no estéreo. Fiz algo parecido com os vocais, com 3 ou 4 camadas de voz juntas para deixar o som mais encorpado, além dos backing vocals em alguns momentos. Inclusive um trecho eu gravei de dois jeitos diferentes sem perceber, mas acabou que o resultado ficou interessante e decidi deixar assim mesmo (a parte da "esparsas amizades...").
Talvez por algum momento pensei ter ficado repetitivo ou logo demais, mas era exatamente o que eu precisava fazer para me expressar, então não mudaria nada. A própria música fala desse tédio quebrado por momentos especiais, que seria o refrão mais melancólico e expressivo.
Sobre o vídeo, a estética que me veio na mente após a música pronta era algo voltado para "frescor, praia, água, ondas, tranquilidade, etc" então foi isso que busquei trazer, adicionando uma textura de VHS para um toque de nostalgia. Deu um trabalhinho montar todas as frases de um jeito criativo, mas gostei do resultado final.
Sobre o álbum
Além da "Por um Dia", tenho outras 2 músicas já em fase de finalizar a letra e melodia, e mais algumas que faltam terminar de compor, inclusive talvez saia uma em parceria com uma amiga (mas sem muito a dizer ainda, porque falta sair do papel).
Como dá pra notar, a minha logo e a própria capa do álbum mudou para algo bem minimalista, o que combina com essa minha fase de vida, a transição para um momento mais sóbrio, sincero e maduro, deixando para trás o que não me serve mais.
A foto da capa foi tirada no dia 14/11/2023 às 18:24, enquanto eu atravessava a passarela da Compactor na Rodovia Presidente Dutra, voltando para casa após um dia cansativo de estágio na faculdade, poucos dias antes de terminar o penúltimo período (e não voltar mais lá, já que o último foi apenas de 2 matérias online que faltavam). No momento em que eu vi aquele céu meio lilás e tirei a foto, já tinha em mente que poderia ser a capa meu do próximo álbum, algo simples e introspectivo.
Comments